sábado, 3 de novembro de 2007

Os Açores estão no topo mundial do turismo sustentável

Os Açores estão no topo mundial do turismo sustentável.
O arquipélago açoriano está no top mundial do turismo sustentável. Quem o garante é a prestigiada revista “National Geographic Traveler” que analisou 111 destinos.
Os Açores surgem em segundo lugar tendo sido apreciados por um painel de 522 peritos em turismo sustentável na mais recente edição de Novembro/Dezembro.
Os Açores são as segundas melhores ilhas do mundo para o turismo, classifica a prestigiada revista “National Geographic Traveler”.As ilhas surgem em segundo lugar numa lista de 111 destinos de ilhas e/ou arquipélagos, ficando somente atrás das ilhas Faroe, na Dinamarca.O artigo “Destination Rated: Islands/Destinos Classificados: Ilhas”, assinado por Jonathan B. Tourtellot, com photografia de Grant Dixon/Lonely Planet Images, quer alertar para a sustentabilidade entre turismo e ecossistemas.Para o efeito foram chamados 522 peritos em turismo sustentável, que registaram os destinos em risco de sucumbir à pressão turística e os que conseguiram encontrar um equilíbrio: “os nossos 522 especialistas votaram nos destinos que devem evitar o perigo, os que estão sucumbir a ele e quais o que pendem na balança”, refere o articulista. Os Açores obtiveram 84 pontos numa pontuação de zero a cem, sendo por isso classificados como, “um sítio maravilhoso. Ambientalmente em boa forma”.“Distantes e temperados os Açores permanecem levemente turísticos”, descreve o artigo (ver abaixo texto na íntegra).
Turismo sustentável
“Os lugares mais apelativos do mundo – as ilhas – são as que estão mais susceptíveis à morte pelo turismo excessivo”, alerta a revista, acrescentando que “o turismo pode ser um fenómeno que pode cozinhar a nossa comida ou queimar a nossa casa. Por outras palavras, todos nós arriscamo-nos a destruir os próprios locais que tanto amamos”.Trata-se de uma constatação que, aponta o jornalista do National Geographic Traveler é ainda mais pertinente na realidade insular.“As ilhas simbolizam férias. Evasão. A sua própria insularidade faz delas ainda mais atractivas do que um terreno imobiliário em território continental”.Mais, refere a revista na sua edição de Novembro/Dezembro “as ilhas são mundos em si – têm as suas tradições, ecossistemas, culturas, paisagens. É isso que nos atraem nelas”, porém, adverte o articulista, “enquanto micro-mundos, as ilhas também são vulneráveis à pressão populacional, às mudanças climáticas, às intempéries, às espécies invasivas e agora, à morte pelo turismo excessivo”.

Dados com apoio universitário
O artigo publicado agora na revista surge de um projecto de avaliação da “integridade das ilhas à volta do mundo”.Para tal, a revista National Geographic Traveler e o Centro da National Geographic para os Destinos Sustentáveis realizou a seu quarto inquérito sobre destinos turísticos, com o apoio da George Washington University e de um painel de 522 especialistas, conforme referido, em turismo sustentável.“a União” mostra-lhe aqui os dez melhores destinos insulares no mundo, porém, nos restantes 101 locais apreciados, as considerações partem do positivo para o deveras negativo: “os resultados mostram que a ilhas abençoadas com praias atraem o desenvolvimento do turismo de aldeamentos de sol-e-areia que podem rapidamente perder o controle, existindo porém, excepções”.“As populações vindas dos múltiplos barcos-cruzeiros podem trazer constrangimentos para uma ilha, transformando-a”.É por isso que, refere a National Geographic Traveler, “não há surpresa que são as ilhas nubladas e pobres em praias que se classificam melhor. Porém, até estas ilhas mais frias estão, às por vezes, a perder os laços familiares tradicionais a favor dos preços do mercado imobiliário”.“Todas as ilhas listadas, mesmo as com menos pontuação, têm excelentes experiências por descobrir. Para as proteger, para as restaurar, temos de as valorizar tanto como os investidores turísticos e as empresas de cruzeiros valorizam. Ainda mais”, concluem.
As dez melhores ilhas do mundo
O top dez da edição de Novembro/Dezembro da National Geographic da sua secção “Traveler” apresenta a seguinte lista:
1 – Ilhas Faroe, Dinamarca2 – Açores, Portugal3 – Lofoten, Noruega4 – Ilhas Shetland, Escócia5 – Chiloé, Chile6 – Ilha de Skye, Escócia7 – Ilha Kangaroo, Sul da Austrália8 – Ilha Mackinac, Michigan9 – Islândia10 - Molokai, Hawaii



Habitantes locais são “muito sofisticados”

Foi com uma classificação de 84 valores que os Açores foram apreciados pela revista National Geographic Traveler, que a colocou em segundo lugar.O jornal “a União”, transcreve a apreciação feita por um painel de especialistas da publicação às ilhas: “não é um destino de praia, caso contrário seria susceptível ao turismo de massa. De facto, o seu clima caprichoso provavelmente impede o fluxo de turistas. As verdes e vulcânicas montanhas das ilhas e as pitorescas cidades a preto e branco aparentam estar intactas.Belo lugar. Estrutura ambiental em boa forma. Os habitantes locais são muito sofisticados, uma vez que muitos viveram além-mar.Distantes e temperados os Açores permanecem levemente turísticos.O principal tipo de visitante é o turista independente que fica em “Bed&Breakfeast” (alojamento tipo “Cama&Pequeno-almoço). O ecossistema – desde as belas colinas das Flores às baías rochosas da Terceira — está em grande forma. As baleias são ainda uma vista frequente. A cultura local é forte e vibrante, habituada a convidar alguém para um jantar em casa, ou bem receber para uma refeição durante as festividades”.A avaliação foi feita com base nas seguintes classificações de 0-25: “Catastrófico: Todos os critérios são muito negativos, perspectivas negativas”; 26-49: “Com sérios problemas”; 50-65: “Com problemas moderados: todos os critérios em negativo-médio ou um misto de factores negativos e positivos”; 66-85: “dificuldades menores”; 86-95: “Autêntico, conservado e com probabilidade de se manter assim”; 96-100: “Destacado”.
Texto: Humberta Augusto
A União – 1 de Novembro de 2007

Atenção: site onde pode ver a versão original em inglês.
http://www.nationalgeographic.com/traveler/features/islandsrated0711/islands.html

Sem comentários: