quinta-feira, 21 de junho de 2007

Açores: Inaugurado Centro de Estudos na casa de Vitorino Nemésio

Praia da Vitória, 20 Jun (Lusa) - O professor universitário jubilado, Machado Pires, investigador da obra de Vitorino Nemésio, disse hoje que "se deve orientar bem os alunos para uma correcta interpretação da obra daquele escritor açoriano."
"Vitorino Nemésio é um escritor difícil e, talvez por isso, nem sempre lembrado ou devidamente estudado e divulgado, o que penaliza um verdadeiro vulto da escrita portuguesa", considerou Machado Pires.
O investigador que falava à agência Lusa no início das cerimónias de inauguração do Centro de Estudos e Museológico, localizado na casa onde nasceu Vitorino Nemésio, acrescentou que "este é um local onde se chega para estudar a sua obra."
Machado Pires sustentou que "para os que, por uma ou outra razão, estudam a obra de Vitorino Nemésio passa a ser importante uma visita a este local não só para perceber a sua infância e juventude que se desenrolou na então vila, hoje cidade, Praia da Vitória."
A anteceder a inauguração do Centro de Estudos e Museológico foi apresentado o livro "O Menino Escreve", uma adaptação da tese de mestrado da açoriana Carla Silva Cook, que conta a infância e adolescência de Vitorino Nemésio.
Carla Silva Cook afirmou que a obra "tem uma linguagem acessível que procura explicar a realidade e os sentimentos que se encontram no meio da ficção do escritor."
"Os textos de Nemésio não se esgotam unicamente nas páginas de cada livro mas são uma realidade mais vasta, talvez mesmo universalista", disse Carla Silva Cook.
No novo Centro de Estudos e Museológico é possível observar objectos pessoais oferecidos por familiares e amigos, e estudar a obra do escritor açoriano em seis pontos multimédia".
A série televisiva "Se bem me lembro", apresentada por Nemésio na RTP fica também disponível para ser vista num ecrã de maiores dimensões.
Dos objectos pessoais, destacam-se o a cadeira de comer à mesa que é simultaneamente carrinho de passeio, o violão, os livros das suas obras e muita da sua correspondência privada.
Orçada em 50 mil euros, a nova infra-estrutura vai fazer parte do futuro roteiro turístico nemesiano a incrementar pela autarquia da Praia da Vitória.
Vitorino Nemésio nasceu em 1901 na Praia da Vitória (Terceira) e faleceu em Lisboa em 1978, tendo escrito duas dezenas de obras, a primeira das quais "Canto Matinal", o seu primeiro livro de poesia (1916) e o seu romance mais conhecido "Mau Tempo no Canal" (1944).
Poeta, ficcionista, crítico, biógrafo e investigador literário, Vitorino Nemésio é autor de uma obra equiparável a "um arquipélago" segundo David Mourão-Ferreira.
JAS.
Lusa/Fim 2007/06/20

Sem comentários: