sábado, 15 de dezembro de 2007

"Air Berlim" interessada em voar para os Açores

Publicado, A União, Sexta-Feira, dia 14 de Dezembro de 2007, em Actualidade
ANUNCIA DUARTE PONTE

O secretário regional da Economia anunciou 4ª feiraque a companhia aérea de baixo-custo (low cost) “Air Berlim” está interessada em voar para os Açores, um assunto que será debatido numa reunião agen­dada para 20 de Dezembro.
Numa conferência de imprensa, em Ponta Delgada, sobre dados estatísticos referentes ao turismo no arquipélago, Duarte Ponte adiantou que a directora regional do Turismo irá ter uma reunião na Alemanha, a 20 de Dezembro, para negociar as condições de um eventual acordo com a administração da “Air Berlim”.
“A Air Berlim é dos contactos que temos a mais interessada e a que nos favorece mais, porque funciona com operadores turísticos”, afirmou Duarte Ponte, apontando como exemplo o caso da Madeira onde a EasyJet faz três voos por semana, mas funciona sem estar ligada a nenhum operador turístico.
O secretário regional da Economia tinha anunciado em Setembro existirem contacto com diversas companhias europeias de baixo-custo, caso da Air Berlim, Raynair e EasyJet.
Para o governante é prematuro falar em custos da operação e número de ligações aéreas semanais entre a ilha de São Miguel e a Alemanha, acrescentando, porém, que “terão de ser mais de dois voos por semana para ser viável a operação”.
Segundo disse, esta é uma fase negocial para acertar estratégias e avaliar se os valores pedidos são vantajosos para o arquipélago.
“Uma low-cost para poder iniciar uma ligação para um destino relativamente pequeno como o nosso só o pode fazer, no nosso entendimento, se tiver contactos com operadores turísticos”, frisou Duarte Ponte, para quem a Alemanha, Reino Unido e Holanda são grandes mercados que interessam captar para os Açores.

Dormidas e obras

Os estabelecimentos hoteleiros dos Açores re­gistaram em Outubro um decréscimo de 4,4 por cento no número de dormidas em relação a 2006, um dado que o Governo regional justifica com as obras em curso em Ponta Delgada.
Em conferência de imprensa o secretário da Economia explicou trata-se de um “período passageiros” e “recuperável daqui a alguns meses”, após a conclusão das obras na avenida marginal da cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
Duarte Ponte adiantou que o operador Solresor, responsável por trazer à região turistas suecos e noruegueses, cancelou este ano alguns voos durante o mês de Outubro e a totalidade da operação programada entre Novembro e Fevereiro, apontando co­mo principal razão o facto da maior cidade açoriana estar “transformada num estaleiro”.
Apesar do decréscimo do número de dormidas, o governante referiu que houve um crescimento total das receitas, na ordem dos 2,8 por cento.
Citando dados avançados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores, Duarte Ponte disse que entre Janeiro e Outubro deste ano o crescimento do número de dormidas foi de 1,6 por cento.
Segundo os dados do SREA, de Janeiro a Outubro deste ano, foram registadas um total de 1.096 mil dormidas nos hotéis, apartamentos turísticos, pousadas, pensões e estalagens, com uma taxa de ocupação por cama de 43,9 por cento.
Os dados do Serviço Regional de Estatística indicam ainda que, nos primeiros dez meses do ano, os maiores aumentos no número de dormidas se verificaram nas ilhas de Santa Maria (16,6 por cento) e Terceira (14,1 por cento).
Em contrapartida, as Flores (22,8 por cento), Graciosa (12,3) e Pico (10,3) foram as ilhas que apresentaram decréscimos homó­logos acumulados neste indicador da actividade turística, enquanto que São Miguel, a maior do arquipélago, registou uma variação positiva de 0,3 por cento.
São Miguel concentrou, ainda, 71,1 por cento do total de dormidas, seguindo-se a Terceira (13 por cento) e o Faial (7,9), referem os dados oficiais do SREA.

Sem comentários: