domingo, 13 de janeiro de 2008

Animação turística com reservas online

Publicado na Sexta-Feira, dia 11 de Janeiro de 2008, em Actualidade
APRESENTAÇÃO NA BTL (jornal a União)


A Associação Regional de Turismo (ART) vai apresentar no âmbito da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre de 16 a 20 de Janeiro, uma plataforma digital que permite efectuar reservas online nos programas de animação turística disponíveis nas ilhas centrais.
Numa primeira fase, os produtos serão comercializados apenas pelos operadores turísticos, contudo, no futuro, a venda da animação turística nas ilhas (associadas da ART) será directa. “O cliente poderá comprar online”, explica Sandro Paim, presidente da ART e da Câmara do Comércio de Angra.
Esta Central de Reservas consiste numa aplicação digital (plataforma) de reservas que vai possibilitar a reserva e a venda de serviços e actividades de animação turística nos
Quiosques de Informação Turística, directamente pelos operadores turísticos e pelos hotéis e agências de viagens actualmente na Terceira.
“A plataforma permite que simultaneamente, agentes e operadores, visualizem a oferta existente, efectuem reservas, vendas efectivas com emissão de “voucher” para o cliente e simultaneamente haja entre todos o conhecimento das reservas e vendas efectuadas” – explica.
Esta plataforma vai ser apresentada na BTL no próximo dia 17 de Janeiro, “Dia dos Açores”. A apresentação em Lisboa deve-se a importância estratégica do evento para a promoção e desenvolvimento da animação turística das ilhas.
Esta central de reservas é uma iniciativa única no país, revelou a ART, que salienta a importância desta ferramenta na gestão da oferta e na simplificação do acesso ao produto. “A iniciativa representa muito bem o carácter inovador da região na promoção destas actividades” – reforça o responsável pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo.

Ilhas com actividades
em plano bianual

No decorrer da BTL a Associação Regional de Turismo, que congrega câmaras municipais das ilhas da S. Jorge, Graciosa, Terceira, Pico e Faial, vai apresentar o Plano Estratégico de Animação Turística para o Grupo Central dos Açores a desenvolver em 2008 e 2009.
No fundo será a aplicação da “experiência piloto” desenvolvida em 2007 na ilha Terceira. Os programas de animação serão desenvolvidos tendo em conta as vertentes marítimas, natureza, desportiva e cultural destas ilhas.
Este plano pretende potenciar produtos inovadores no mercado de oferta turística destas ilhas, que permitam ampliar o volume de oportunidades de lazer, aos consumidores turísticos e ao mesmo tempo garantir aos empreendedores locais a possibilidade de diversificar a oferta, promover a detecção de novas oportunidades de negócio e incentivar o circuito económico local.
Este plano tem em conta a formação e a construção de um “conjunto de projectos de animação Turística inscritos nos sectores: natureza, cultura, desporto e mar, que possam despoletar os processos de atractividade e fidelização turística” – explica Sandro Paim.
A fotografia subaquática na ilha Graciosa poderá ser uma das actividades que este plano poderá vir promover nos mercados e a financiar.
Na celebração do vigésimo aniversário da Bolsa de Turismo de Lisboa, os Açores são um dos destinos convidados. Recentemente, Cristina Ávila, presidente da Associação de Turismo Açores (ATA), defendeu que “a BTL representa um local privilegiado para a divulgação da oferta, visto que o mercado de turismo interno é prioritário para os Açores e, por isso, é obrigatório que a região esteja presente de uma forma coesa e digna de um destino que se quer turístico por excelência”.
No seguimento da presença dos anos anteriores, os Açores têm sido a região do país com maior área de exposição. Este ano, a representação açoriana vai ocupar 1500m2 e irá caracterizar-se por uma participação conjunta das entidades institucionais e diversos empresários açorianos do sector, associações, câmaras municipais e câmara de comércio.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV de LCD, I hope you enjoy. The address is http://tv-lcd.blogspot.com. A hug.